A Chamada Pública coordenada para aquisição de gás natural, lançada no dia 22 de junho de 2021 pelas Companhias Distribuidoras Locais (CDLs) Gás de Alagoas S.A. (Algás), Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e Companhia Paraibana de Gás (PBGás), teve o prazo para recebimento de propostas encerrado no último dia 23 de julho. Ao todo, foram recebidas propostas de 11 diferentes empresas ofertantes.

Desde então, as comissões de suprimento de cada distribuidora vêm avaliando as propostas para indicar, até o próximo dia 31 de agosto, as empresas que estarão habilitadas a seguirem para a etapa de negociação do suprimento de gás para os próximos anos, conforme os lotes ofertados.

As CDLs que coordenam a Chamada Pública reconhecem, de forma muito positiva, o interesse e a participação de importantes supridores em praticamente todas as modalidades possíveis, como comercializadores, grandes produtores (onshore e offshore) e importadores de gás natural liquefeito (GNL) através de terminais de regaseificação.

 Segue abaixo a relação dos proponentes em ordem alfabética:

Os proponentes que apresentaram propostas de fornecimento de gás foram Compass, EBrasil LNG, Equinor, Excelerate Energy, Galp, Gas Bridge, New Fortress Energy, Origem, Petrobras, PetroReconcavo e Shell.

 

A documentação referente à Chamada Pública pode ser acessada no site das CDLs:

 

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através dos e-mails de cada Companhia Distribuidora.

 

Chamada Pública Coordenada

A Chamada Pública, realizada em conjunto pela Algás, Bahiagás e PBGás, tem o objetivo de diversificar as fontes supridoras e buscar melhores condições mercadológicas para os usuários de gás natural canalizado nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba.

Atualmente, as três companhias distribuem gás natural para mais de 138 mil clientes nos seus respectivos estados, com uma rede de distribuição somada de 1.967 km.