IMG-20220324-WA0038
Os dirigentes das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste estão reunidos nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), em Fortaleza. A programação inclui debates sobre a Lei do Gás nos contextos estaduais, regulamentações e contratos de suprimento de gás, entre outros temas relacionados ao mercado de gás.
O evento inclui discussões acerca de assuntos a serem levados à frente parlamentar de energia e a apresentação de estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre a demanda de gás natural da região Nordeste. Uma visita à usina de biometano do Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia também integra a grade de atividades.
O diretor presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, que participa do encontro, falou sobre a promulgação da Lei do Gás Estadual pelo governador da Paraíba, João Azevedo, em novembro passado, de forma pioneira e adequada à nova lei do gás nacional,  que faz uma ampla revisão do marco legal em prol da formação de um mercado de gás natural atualizado e competitivo. “Essa nova lei possibilitou que o Estado da Paraíba adotasse regras claras para os consumidores, possibilitando novas modalidades de contratação e condições atrativas para o mercado”.
Um dos pontos novos da Lei do Gás é a regulamentação das condições técnicas e operacionais para o funcionamento do mercado livre no Estado da Paraíba, onde o consumidor poderá escolher comprar o gás da PBGÁS ou direto de um supridor, desde que o gás seja escoado para sua unidade pela infraestrutura de distribuição dos gasodutos da PBGÁS (concessão estadual).
O encontro em Fortaleza é organizado pela Companhia de Gás do Estado do Ceará (CEGÁS), sendo representada por seu diretor-presidente, Hugo Figueiredo, e por seu diretor técnico e comercial, Enaldo Valadares.
O evento conta, além do diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão e do diretor-presidente da Cegás e presidente do Conselho de Administração da Abegás (Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado), Hugo Figueiredo, com a participação do diretor administrativo-financeiro da MTGAS (empresa convidada), Manoel Antônio Garcia Palma; do gerente de estratégia, riscos e conformidade da ALGÁS (AL), Roney Presbitero; do diretor-presidente da GASPISA (PI), Roberto Alves Pereira; do diretor-presidente da BAHIAGÁS (BA), Luiz Gavazza; do diretor-presidente da COPERGÁS (PE), André Campos; da gerente jurídica da POTIGÁS (RN), Mariana Siqueira; e do diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça.