Estudantes do curso de Engenharia de Petróleo, da Universidade Federal de Campina Grande, estão participando de uma atividade acadêmica, desde a última segunda-feira, para conhecimento prático sobre a presença do gás natural na Paraíba e a atuação da PBGÁS (Companhia Paraibana de Gás).
A atividade, que envolve palestras e visitas técnicas em instalações do sistema de distribuição do GN, teve início na última segunda-feira e segue nesta quarta (18). Trata-se da atividade prática da disciplina de gás natural, segundo informou Adriana Almeida Cutrim, professora e doutora no curso de Engenharia de Petróleo da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica.
“Aqui se aprende a teoria e, em seguida, a atividade se complementa com palestras e visitas técnicas para a parte prática, e na área de gás natural a PBGÁS tem sido uma grande parceira do nosso curso”, disse Adriana Cutrim, com a opinião de que a participação das empresas é muito importante para aquela instituição acadêmica. “É muito importante essa interação da teoria com a prática; permite que a disciplina fique mais completa”.
Nesta quarta-feira, os estudantes estarão fazendo uma visita à Estação de Redução Primária de Campina Grande, uma instalação que funciona para controlar o sistema de distribuição de gás natural. Na última segunda-feira, eles assistiram a uma palestra proferida pelo Gerente Regional da PBGÁS naquela cidade, Carlos Alberto Clemente, que apresentou um panorama completo sobre os serviços da empresa no Estado, a existência das estações e city-gates, sobre segurança, distribuição e consumo e, também, o mapeamento da presença do gás natural na Paraíba.