Atendimento ao mercado, satisfação de pessoas e conservação do meio ambiente. A partir destes pilares estratégicos e da concepção de difusão de uma energia limpa, em 25 de outubro de 1994 a PBGÁS foi fundada sob forma de economia mista, atendendo a lei estadual n° 5.680/92. Com o início de suas operações, em 1995, a empresa partiu efetivamente para a exploração exclusiva da atividade de distribuição de gás canalizado no Estado da Paraíba, conforme a lei n° 9.493/94, e desde então vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social local.

Contribuíram, também, de forma decisiva para sua implantação a Constituição Federal que, em seu art. 25, parágrafo 2°, promulga a concessão exclusiva de distribuição de gás canalizado ao estado e as primeiras pesquisas de mercado que já demonstravam, de início, os efeitos positivos da inserção do gás natural na matriz energética do estado.

Em sua formação inicial a empresa teve a representação do Governo do Estado da Paraíba – acionista majoritário, através da Secretaria de Infra-Estrutura, bem como de dois acionistas de peso no cenário de energéticos: a Petrobrás – GASPETRO controlada da empresa Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS.  No ano de 2006, a Mitsui Co., empresa japonesa, inicia investimentos no segmento de distribuição de gás natural no Brasil adquirindo o controle da GASPART. Ainda em 2006 a razão social da GASPART muda para MITSUI GÁS E ENERGIA DO BRASIL Ltda. 

 Em julho de 2022, o Governo do Estado exerceu o direito de preferência e adquiriu 24,5% das ações ordinárias e 50% das ações preferenciais da companhia postas à venda pela Gaspetro, adquirida pela Commit Gás. Desta forma a nova composição das ações ordinárias da companhia paraibana de gás ficou 75,5% do Estado da Paraíba e 24,5% da Mitsui Gás e Energia.  Já as ações preferenciais ficaram divididas entre os dois sócios, sendo 50% para o Governo do Estado e 50% para a Mitsui Gás.

Desde a sua criação, investindo na utilização da energia mais limpa de origem fóssil, a PBGÁS vem desenvolvendo ações para implantar a infra-estrutura básica necessária ao desenvolvimento de seus serviços, realizando todos os estudos técnicos e de mercado necessários à garantia das melhores condições operacionais e de segurança de fornecimento do gás natural aos seus clientes, em estreita sintonia com as questões sócio-ambientais e seus resultados econômico-financeiros.

Atualmente, a Companhia concentra esforços na diversificação de seu mercado – destaque especial para o segmento residencial e comercial, na ampliação de sua estratégia de interiorização e na implantação de um modelo de gestão empresarial que garanta à PBGÁS uma posição de destaque no cenário nacional.