Em João Pessoa, dirigentes das Companhias de gás natural do NE visitam Termoelétrica Epasa

Os dirigentes das companhias de gás do Nordeste visitaram nesta sexta-feira (27) a termoelétrica Epasa, que utiliza o gás natural fornecido para o funcionamento de suas caldeiras. O grupo foi recebido pelo presidente da Termoelétrica Epasa, José Ferreira Abdala Neto, que apresentou a empresa e os planos para participação dos próximos leilões para fornecimento de energia elétrica.

 Em 2019, a PBGÁS conectou as caldeiras da Epasa ao gás natural canalizado e a usina junto com a PBGÁS implantou um grupo de trabalho para estudar a possibilidade do uso do gás natural nos seus motores, o que irá melhorar o processo produtivo, gerar economia e reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente.

O diretor presidente da Epasa, José Ferreira Abdal, destacou que essa visita dos representantes das distribuidoras de gás do Nordeste foi algo importante, já que a Usina tem seus motores movidos a oléo, mas existe um projeto para que toda a usina passe a funcionar com gás natural. “A vinda dos dirigentes do gás natural aqui é positiva para mostrar que a usina tem fôlego para operar de 20 a 30 anos e que a parceria com a PBGÁS reflete um interesse mútuo”, destacou.

 

O diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, que também coordena o Comitê de Petróleo e Gás da Câmara de Energia do Consórcio Nordeste, afirmou que o gás natural tem um papel fundamental para o funcionamento das termoelétricas e que a PBGÁS trabalha na perspectiva de ampliar o fornecimento do gás canalizado para o funcionamento dos motores da usina garantindo uma maior segurança energética e um maior consumo de gás, o que é fundamental para o crescimento tanto da PBGÁS quanto da Epasa.

 Além do presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, participaram da visita os presidentes da Algas (AL), Edilberto Omena, o Presidente do Conselho de Administração da Abegás, Hugo Figueiredo e Graziela Campista e Alexandre Tranzillo, representando o prsidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.

 

Encontro das Distribuidoras de gás do Nordeste

 Questões estratégicas como os editais das chamadas públicas compartilhadas para aquisição de gás natural, projetos sobre utilização do hidrogênio Verde e os desafios para o fortalecimento do gás nos estados nordestinos foram tratados nesta quinta-feira (26), no Encontro das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste em João Pessoa-PB.

 A programação foi aberta pelo Secretário executivo de Energia da Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do governo da Paraíba, Robson  Barbosa e pelo diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão. Durante o evento também foram apresentados os novos presidentes da Companhia de Gás de Sergipe (Sergas), José Matos e da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Cissa Maia

 O diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, disse que o encontro foi inspirado na reunião dos governadores do Nordeste realizada na semana passada também em João  Pessoa, no sentido de definir as ações articuladas na região e dentro da realidade de cada estado para desenvolvimento do gás natural. Jailson destacou a realização de chamadas coordenadas para aquisição de gás natural como estratégia de melhoria da competitividade do gás natural em todos os segmentos.  “Enxergamos um bom momento para o fortalecimento do gás natural tendo em vista a expectativa de uma nova política de preços dos combustíveis a ser estabelecida pela Petrobras”.

 O secretário executivo de energia do Estado da Paraíba, Robson Barbosa explicou que o gás natural faz parte da transição energética e é tratado como prioridade pelo Governo do Estado por ser fundamental para o desenvolvimento das indústrias e do segmento comercial. Robson informou que já existe um grupo de trabalho que estuda a ligação com o hidrogênio verde e para mapear as oportunidades no Estado “O hidrogênio verde oferece muitas oportunidades e pode ser um aliado na melhoria do preço do gás natural fornecido no Estado”.