Desde a última terça-feira (10/12), está sendo realizado na Universidade Federal da Paraíba um seminário científico sobre os 40 anos do Laboratório de Energia Solar da UFPB, que é um espaço institucional voltado à pesquisa em energia solar no Brasil.

A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), é uma das parceiras do evento que acontece até às 18 horas dessa sexta-feira, com uma ampla programação envolvendo palestras, cursos e reuniões técnicas entre palestrantes convidados e pesquisadores. Entre os palestrantes convidados, o evento conta com autoridades de renome internacional, como os cientistas Francis Meurier (da França), e o mexicano Isaac Pilatowky.

O evento está sendo bastante prestigiado por estudantes, professores, engenheiros e arquitetos, além de profissionais e estudiosos sobre a potencialidade da energia solar no panorama energético mundial e, especificamente, no Nordeste do Brasil.

De acordo com o presidente da PBGÁS, Franklin de Araújo Neto, o apoio da Companhia se dá em virtude de ser uma empresa que se preocupa com a produção de energias limpas. “Além disso, a Companhia já é uma parceira da UFPB para o desenvolvimento de pesquisas sobre Gás Natural”, disse Franklin.

Estudantes do curso de Energias Renováveis, da UFPB, participam do Seminário

O diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, professor Zaqueu Ernesto, disse que esse seminário não é apenas um ato comemorativo do Laboratório, mas acima de tudo uma oportunidade para despertar novas consciências em torno da importância da energia solar. Na sua avaliação, a qualidade do evento fica registrada pela presença de grandes palestrantes e pelo amplo conhecimento que está sendo proporcionado aos participantes.

Sobre a parceria com a PBGÁS, Zaqueu destaca o papel da distribuidora como empresa que atua com uma atividade energética que se insere no contexto de todas as discussões. “É importante a presença e o apoio da PBGÁS nesse evento, porque mostra o interesse da empresa para incentivar o uso de energias viáveis e renováveis, além de colaborar para a preparação profissional dos nossos alunos”, disse Zaqueu.