IMG_3785 A Companhia Paraibana de Gás anunciou, nesta sexta-feira (27), que foi uma das empresas habilitadas e premiadas no II Prêmio Petrobrás de Reconhecimento às Distribuidoras de Gás Natural do Brasil. Das 19 companhias participantes, a distribuidora paraibana ficou em segundo lugar na categoria de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde (SMES).

Na última quarta-feira, estiveram participando da solenidade de premiação, no Rio de Janeiro, o diretor-presidente da companhia, George Ventura Morais; o diretor Técnico Comercial, Carlos Augusto Vasconcelos; e David dos Santos Mouta, diretor Administrativo e Financeiro, além da colaboradora Fabíola Gomes dos Santos, representando todos os empregados da empresa. Eles receberam o certificado e, na manhã desta sexta, fizeram o anúncio para todos os colaboradores da empresa na Paraíba.

Esse prêmio foi instituído pela Petrobrás para reconhecer as empresas que tenham melhores indicadores de gestão nas 7 categorias que são monitoradas por aquela estatal. As companhias de gás natural do Brasil concorrem nas categorias SMES; Realização de Volumes Não Térmicos; Custeio; Investimento; Governança Corporativa; Medição e Destaque Global. Na categoria SMES, das 19 companhias, apenas duas foram habilitadas ao prêmio: a PBGÁS (Paraíba), e Algás (Alagoas). A distribuidora alagoana ficou na primeira colocação.

Momento ímpar – Durante o anúncio que foi feito nesta sexta-feira, o presidente da companhia, George Ventura Morais, disse que esse prêmio é um reconhecimento cabal de que a empresa está avançando em suas práticas de SMS. “Temos uma política consolidada nesse quesito, e não apenas porque é obrigação ou cumprimento de normas, mas temos, acima de tudo, um compromisso com a segurança do patrimônio empresarial e com a vida das pessoas. Esse prêmio é um exemplo dessa prática”, disse George.

IMG_3792Ele conclamou a todos os integrantes da empresa para vestirem a camisa das boas práticas, fazendo jus ao prêmio recebido e, também, para avançar nas outras áreas. “Temos muito potencial e podemos ir mais longe. Este é um momento ímpar para a Companhia, já é o segundo prêmio que ganhamos em menos de seis meses, e isso é fruto de um conjunto de forças entre os colaboradores”.

Também se pronunciaram os diretores Carlos Vasconcelos e David dos Santos Mouta. Carlos observou que todo prêmio é simbolismo, mas é um reconhecimento. “Quando falamos em SMS, falamos de qualidade. Quando a gente investe nessas inciativas, a gente investe nas pessoas e na empresa; e SMS é resultado, eficiência, é um processo que impacta diretamente no desenvolvimento da Companhia”.

Menos incidentes – David Mouta, da diretoria administrativa e financeira, destacou os investimentos que a PBGÁS vem fazendo no setor. “SMS não representa despesa e sim investimentos que qualificam, dignificam e direcionam a empresa para grandes desempenhos, e isso é o que está nos levando a essa busca de melhorias no serviço que oferecemos à sociedade”, disse ele.

Na PBGÁS, a área responsável por essa política é a GSM (Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde). A gestora Lily Maciene, responsável pelo setor, recebeu os cumprimentos da diretoria e foi parabenizada por todos os colaboradores, ao lado de sua equipe. Ela avaliou a premiação como um aspecto positivo para a empresa: “É positivo no sentido em que a PBGÁS, além de registrar as ocorrências junto à Petrobrás, está mantendo um indicador abaixo do limite de alerta. Ou seja: temos menos incidentes do que em outros Estados”, disse Lily.