A PBGás conectou, esta semana, a nova estação de abastecimento de gás natural canalizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita. Maior unidade de saúde pública de alta complexidade em cardiologia e neurologia no Norte-Nordeste, o Metropolitano é o primeiro hospital da Paraíba interligado ao gás canalizado.
A estação distribui o gás canalizado para funcionamento do restaurante e o aquecimento de água em todo o hospital, interligado ao sistema de energia solar. A PBGás investiu R$ 150 mil para ampliação da estação que possibilitará o fornecimento de gás ininterruptamente para o restaurante. Já está em estudo ampliar o uso do gás natural para outros setores da unidade hospitalar.
De acordo com a presidente da PBGás, Tatiana Domiciano, desde a inauguração do hospital, em abril de 2018 pelo Governo da Paraíba, o gás natural vem sendo fornecido por meio de uma estação de menor porte para cocção do restaurante e aquecimento de água, mas agora com o novo equipamento terá uma capacidade maior para o fornecimento de gás também para a lavanderia, funcionamento dos secadores de roupa e até para a geração de energia.
O gerente de mercado residencial e comercial da PBGás, Marco Antônio Coutinho, destacou a importância de um hospital de alta complexidade ter a garantia de gás por 24 horas todos os dias do ano sem interrupções. “A nova estação irá regular a pressão para garantir a vazão necessária para o amplo fornecimento de gás para o hospital que funciona todos os dias do ano. Atualmente o Hospital vem consumindo aproximadamente 2.000 metros cúbicos de gás natural por mês. Os gestores do hospital já iniciaram estudos para o fornecimento também a lavanderia e para a geração de energia, e a PBGÁS está pronta para atender a demanda necessária”, explicou.