O gás natural canalizado vem se expandindo no segmento comercial do Estado. No último mês, a Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) fez a ligação dos hotéis Imperial Suítes, Green Sunset, Blue Sunset e Sapucaia chegando a 23 hotéis e pousadas ligados ao gás natural em João Pessoa. Deste total, 20 já operam com gás natural e três estão em processo de instalação de suas redes internas.
Fatores como comodidade, segurança e economia com os custos de energia estão entre as vantagens que levam cada vez mais empresários a optarem pelo gás natural. Na lista dos hotéis que operam com gás natural estão o Hotel Tambaú, Ouro Branco, Caiçara, Verde Green, Pousada Atlântica, Vilage, Nord, Netuanah, Hardman, Imperial Flat, Laguna Praia, Hotel Sesc, Skyler, entre outros.
O presidente da PBGÁS, George Morais, disse que o crescimento do turismo registrado nos últimos anos na Paraíba contribui para o surgimento de hotéis, pousadas, hostel, bares e restaurantes e, neste contexto, a companhia tem um olhar focado em atender a esses segmentos importantes para a economia do Estado.“A expansão do gás natural vem ganhando mais aceitação e credibilidade em várias atividades comercias com a ampliação da rede de distribuição e a boa aceitação dos clientes residenciais e no mercado comercial, como shopping, restaurantes e hotéis”.
De acordo com o gerente de Mercado Residencial e Comercial da PBGÁS, Renato Vilarim, o gás natural possui inúmeras vantagens para o setor hoteleiro, como o fornecimento contínuo, o custo benefício e a segurança, já que não há necessidade de armazenamento de gás em cilindros e botijões. “Um hotel funciona praticamente 24 horas por dia e todos os dias da semana, o que gera a necessidade do fornecimento contínuo. Além do mais, o gás natural pode ser utilizado para o funcionamento de fornos, fogões, lavanderia e para aquecimento da água dos chuveiros e piscina, gerando economia com energia elétrica”, explicou Renato Vilarim.
O empresário João Bento Bezerra, proprietário das Pousadas Atlântica em Tambaú e Costa do Atlântico em Manaíra, utiliza o gás natural na cozinha e lavanderia dos empreendimentos há dois anos e se mostra satisfeito com o resultado. “A principal vantagem do gás natural é o abastecimento contínuo sem a necessidade de chamar constantemente o caminhão do gás. Isso é essencial, já que o funcionamento de um hotel se dá 24 horas por dia, todos os dias da semana. Também acho o gás natural mais seguro e econômico, tendo em vista o alto custo da energia elétrica”, destacou.