Na manhã dessa terça-feira (17 de julho de 2018), no auditório do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi realizada Audiência Pública nº 003/2018, sobre a proposta de reajuste das tarifas de gás canalizado no Estado da Paraíba, cujos avisos foram publicados no Diário Oficial do Estado e no Jornal A União nos dias 29 de junho de 2018, 05 e 11 de julho de 2018, além do site da Companhia na internet.
Durante a Audiência Pública com a presença de representantes da PBGÁS, da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), do segmento industrial e do segmento automotivo, foram apresentados os fundamentos da proposta de reajuste das tarifas do gás natural, a partir de 01 de agosto de 2018, com objetivo dar transparência e publicidade às ações da companhia.
Após o aumento do custo do gás natural de aproximadamente 14% anunciado pela supridora , foram iniciados os estudos afim de minimizar o impacto nos usuários, que resultaram no reajuste médio proposto para as tarifas (sem impostos) de gás natural que foi de 9,27%, sendo 9,97% no segmento industrial, 9,95% no segmento automotivo (GNV), 9,97% no Gás Natural Comprimido (GNC), 9,97% no segmento EBVA (Energético de Baixo Valor Agregado (EBVA) e 9,97% no segmento de Geração distribuída. Já o gás natural para os segmentos residencial e comercial terão redução na tarifa de 0,06% e 0,08%, respectivamente.
Mesmo com os reajustes, o estudo demonstra que as tarifas de gás natural ainda são competitivas frente aos energéticos concorrentes.
A PBGÁS se colocou a disposição da sociedade através de seus segmentos de mercado, para estudar formas de incentivar o aumento de consumo considerando as diversas vantagens do uso de Gás Natural, assim como dar continuidade a seu plano de investimentos para disponibilizar os benefícios por todo o estado da Paraíba.
Tanto a Ata com os resultados da reunião, quanto a apresentação dos fundamentos da medida, estão à disposição de qualquer interessado nos links abaixo: