Dirigentes das companhias de gás do Nordeste traçam estratégias para o fortalecimento do gás natural
Os editais das chamadas públicas para aquisição de gás natural e as perspectivas da Margem Equatorial para o Nordeste foram tratados nesta quinta-feira (3), no Encontro das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste e do comitê de Gás e Petróleo da Câmara de Energias do Consórcio Nordeste.
O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira (4), em São Luís do Maranhão, e é promovido pela Gasmar (Companhia Maranhense de Gás Natural). Participaram do evento os dirigentes das companhias PBGÁS (Jailson Galvão), Bahiagás (Luiz Gavazza), Sergás (José Matos), Algás (Ediberto Omena), Copergás (Felipe Valença), Potigás (Marina Melo), Cegás (Miguel Nery) e Gasmar (Allan Kardec).
A Petrobras anunciou que intensificará nos próximos meses a exploração de petroleo e gás na Margem Equatorial para verificar a possibilidade de exploração de novos poços de petróleo e gás na região Norte e Nordeste. A Área vai do norte do Amapá até a bacia do Rio Grande do Norte.
Os gestores também trataram sobre a estruturação do funcionamento do Comitê de Gás e Petróleo da Câmara Setorial de Energias do Consórcio Nordeste. O comitê tem como coordenador o diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, e como vice-coordenador Allan Kardec, diretor-presidente da Gasmar.
Na ocasião, a gerente de mercado automotivo da PBGÁS, Fabiola Gomes, apresentou os resultados das recentes chamadas públicas para aquisição do Gás Natural junto aos supridores.
Outro tema debatido foi quanto aos Corredores Sustentáveis de GNV, os quais visam garantir alternativas de abastecimento de gás aos veículos que utilizam o combustível em rotas estabelecidas na região Nordeste.