As melhores práticas financeiras no segmento do gás natural do país serão apresentadas e debatidas nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), em João Pessoa, durante o II Encontro Técnico Financeiro das Companhias de Gás Natural. O encontro será aberto às 9h30, no auditório do Hotel Village e vai reunir gestores das distribuidoras de gás natural PBGÁS, CEGÁS, Copergás, ALGÁS, SERGÁS, Bahiagás, COMPAGÁS, SCGÁS e da Mitsui Gás.

A abertura do encontro será feita pelo presidente da PBGÁS, George Morais e pelo Diretor Administrativo e Financeiro, David Mouta, além dos representantes da Mitsui Gás no Brasil. Durante os dois dias de evento, acontecerão palestras sobre eficiência da área financeira, inteligência de crédito e cobrança, emissão de títulos privados (debêntures) e cases inovadores das companhias de gás.

O Diretor Administrativo e Financeiro da PBGÁS, David Mouta, afirmou que o objetivo do encontro é promover a troca de informações sobre as melhores práticas administrativas e financeiras adotadas pelas companhias de gás ligadas a Mitsui Gás. “Essa troca de experiências é de extrema importância para o bom desempenho financeiro das empresas”, explicou David.

Durante o evento, o gerente de Finanças da PBGÁS, Khalil Gibran, apresentará as experiências na captação financeira junto ao Banco do Nordeste para financiamento da rede de distribuição de gás canalizado em Campina Grande e também das ações de inteligência de crédito que visam a minimização da inadimplência e a mitigação de riscos com perdas no processo de cobrança. O assessor Jurídico da PBGÁS, Thiago Fonseca, também apresentará outra experiência exitosa sobre a recuperação de créditos relativos às contribuições previdenciárias para as companhias.

Durante o encontro, Eduardo Campos, da COMPAGÁS, apresentará palestra sobre a utilização de Debentures Privadas quando da necessidade de oferta de garantia aos processos de financiamento bancário. A gerente geral da Mitsui Gás, Ângela Fernandes, falará sobre o sistema corporativo de billing GGás e o diretor Administrativo Financeiro da SCGÁS, Marco Patriarchi, sobre Administração de Fluxo de Caixa. No encerramento do evento,o gerente Bruno Brandão, da Bahiagás, destacará os indicadores de eficiência e performance na área financeira.