A PBGÁS apresentou a experiência da captação financeira junto ao Banco do Nordeste para financiamento da rede de distribuição de gás canalizado em Campina Grande durante o Encontro Técnico Financeiro das companhias de gás natural ligadas a Mitsui Gás. O encontro acontece até o final da tarde desta sexta-feira (24), no Hotel Village, em João Pessoa.
Durante palestra, o gerente de Finanças da PBGÁS, Khalil Gibran, falou sobre o processo de captação financeira de R$ 4,5 milhões junto ao Banco do Nordeste que está possibilitando a construção de 10 km de rede de distribuição de gás em Campina Grande. Khalil também explanou sobre a ação de inteligência de crédito que visa a minimização da inadimplência e a mitigação de riscos com perdas no processo de cobrança dentro da PBGÁS.
Durante todo o dia, gestores e gerentes distribuidoras ligadas a Mitsui Gás (PBGÁS, CEGÁS, Copergás, ALGÁS, SERGÁS, Bahiagás, COMPAGÁS, SCGÁS) apresentaram experiências na área financeira que poderão ser utilizadas. A gerente geral da Mitsui Gás, Ângela Fernandes, por exemplo, falou sobre o processo de implantação em algumas distribuidoras do sistema coorporativo de billing GGás.
O gerente Jurídico da PBGÁS, Thiago Fonseca, também apresentou outra experiência exitosa sobre a recuperação de créditos relativos às contribuições previdenciárias incidentes sobre contratos com cooperativas de trabalho. A ação que gerou receitas para a PBGÁS também poderá ser adotada por outras distribuidoras do país.
Para o diretor Administrativo e Financeiro da PBGÁS, David Mouta, o encontro foi muito positivo por possibilitar a troca de informações sobre as melhores práticas administrativas e financeiras adotadas pelas companhias de gás ligadas a Mitsui Gás. “Essa troca de experiências é de extrema importância para o bom desempenho financeiro das empresas em um momento delicado da economia do país”, avaliou David.