A PBGÁS sediou nos dias 11 e 12 de agosto, o 6º Encontro do Segmento Residencial das Distribuidoras de Gás Natural. O encontro teve palestrantes da ALGÁS, SERGÁS, COPERGÁS, BAHIAGÁS, SCGÁS, COMPAGÁS, GASMIG, POTIGÁS, CEGÁS e PBGÁS, Além das Concessionárias do Espírito Santo, Brasília e representantes da Petrobras e Mitsui.

Diretores e técnicos dessas companhias se reniram em dois dias de muita troca de informação e de experiências. O encontro aconteceu no Hotel Verde Green, na capital paraibana.

A abertura contou com apresentação cultural do Grupo Folclórico do SESC e a PBGÁS se fez presente através da sua diretoria, além do Ceo da Mitsui Sato-San que veio, exclusivamente, para prestigiar o início das palestras.

O Encontro foi marcado por apresentações focadas no relacionamento com clientes, call center, soluções tecnológicas, estudos de viabilidade de projetos, projetos de redes internas de gás, NBR 8130 e conversões, mercado urbano, ações juto às instaladoras e outros assuntos de importância para o segmento. Após as surpresas da abertura, Leonardo Bottino, da Petrobras, iniciou a palestra “Excelência operacional no atendimento a clientes” utilizando exemplos de “modelos de qualidade”, onde citou McDonald’s, organizações de limpeza pública e Corpo de Bombeiros para ilustrar sua apresentação, ressaltando a importância de apresentar ao cliente aquilo que ele espera da organização. Apresentou, por fim, a atual situação do atendimento da Petrobras.

Rodrigo Cabral, também da Petrobras, apresentou “Referências de boas práticas para o atendimento ao cliente”. Para enriquecer o tema que já vinha sendo apresentado, Rodrigo mostrou uma comparação entre algumas companhias, chegando a algumas conclusões importantes, como: Ter um único canal “0800″; Estabelecer contrato com indicadores de qualidade e penalidades; entre outros.

“Acho que o aprendizado da área tem levado a uma certa maturidade por parte de algumas CDLs, permitindo assim a discussão de assuntos num nível excepcional” comentou Ângela Fernandes, Consultora da MITSUI, que proferiu palestra com o tema “Como Anda o Mercado Nacional em 2011”

O objetivo do encontro, segundo o presidente da PBGÁS, Zenóbio Toscano, é equalizar as ações das concessionárias de gás no Brasil, através de demonstrações de boas práticas e solução de problemas comuns “É com muita satisfação que os recebemos em nosso Estado e é muito bom saber que o evento foi um sucesso em participação e produtividade” afirmou Zenóbio.

A PBGÁS agradece a todas as distribuidoras que atenderam ao convite e se fizeram presentes a este Encontro, através de seus representantes, e espera ter contribuído para o desenvolvimento do mercado residencial, que julga ser de fundamental importância para o produto Gás Natural.