No próximo sábado (25 de outubro), a Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) estará completando 20 anos de sua criação e atuação na Paraíba. Responsável pela distribuição e comercialização do gás natural no estado paraibano, a empresa já deu início aos trabalhos de comemoração pelo seu aniversário, o que deverá culminar com um evento a se realizar no dia 7 de novembro envolvendo acionistas, colaboradores, clientes e autoridades.
A intenção da Companhia é fazer o registro da data como um momento de reflexão e balanço de todas as suas ações ao longo de 20 anos, segundo informou o seu diretor-presidente, George Ventura Morais: “É uma data importante, que serve não apenas para ser comemorada e sim para avaliar o quanto essa Companhia tem contribuído com o desenvolvimento tecnológico, social e econômico da Paraíba”, observou.
Fundada em 25 de outubro de 1994, a PBGÁS surgiu sob forma de economia mista, atendendo à lei estadual nº 5.680/92. Com o início de suas operações, a empresa partiu efetivamente para a exploração exclusiva da atividade de distribuição de gás canalizado na Paraíba.
A distribuidora, como economia mista, se compõe de uma estrutura societária formada por três sócios, sendo eles o Estado da Paraíba (acionista controlador); a Gaspetro (empresa controlada da Petrobrás), e a Mitsui Gás e Energia do Brasil – esta de capital privado, acionista desde o ano de 2006. De acordo com o presidente George Morais, a PBGÁS “é peça importante na infraestrutura do Estado e uma empresa essencial para a realização das políticas públicas de desenvolvimento”.