A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), encerrou o prazo para recebimento de inscrições do concurso que vai escolher a sua mascote oficial. Na verdade, de acordo com o edital, as inscrições foram encerradas desde o dia 14 de setembro, mas a empresa aguardou até 25 de setembro em virtude das propostas enviadas pelos Correios, valendo no carimbo postal a data estabelecida em regulamento.

No total, a empresa recebeu 417 inscrições de propostas enviadas por estudantes e escolas de todas as regiões da Paraíba. Alunos matriculados em escolas de ensino médio e fundamental, de vários municípios paraibanos, pesquisaram sobre o produto Gás Natural e enviaram suas propostas em desenho, texto e sugestão de nomes para a personagem que será a mascote da companhia a partir da escolha do vencedor.

Agora, todo o material recebido entrará em fase de avaliação por uma comissão formada por 5 integrantes que deverão indicar os 10 finalistas para escolha final. A primeira fase passará por uma triagem técnica do formulário de inscrição. Em seguida, será feita a análise de mérito. A PBGÁS informa que deverá anunciar o resultado ainda no mês de outubro.

O vencedor final receberá um prêmio de R$ 3 mil caso sejam aprovadas as suas duas propostas inscritas, tanto do desenho como o nome da mascote. De acordo com o regulamento, o prêmio poderá ser de apenas R$ 1.500,00 caso seja aprovado somente a arte visual, sendo que a outra metade premiará uma outra proposta de melhor nome para a personagem. A empresa poderá, também, não indicar nenhum vencedor, caso entenda que não houve proposta consoante com o seu produto, as suas atividades e a responsabilidade socioambiental.

De acordo com David dos Santos Mouta, diretor-presidente em exercício, esse concurso foi lançado não somente para escolher uma mascote, mas também para divulgar o gás natural em toda a Paraíba e provocar uma pesquisa sobre o produto junto aos jovens.

“Com essa iniciativa, procuramos estimular o talento de jovens estudantes. Além disso, pretendemos divulgar, de uma forma didática para esse público estudantil, as aplicações do produto Gás Natural na sociedade, com orientações básicas e informativos esclarecedores dentro das unidades de ensino”, disse ele.