Teve início nesta quinta-feira (30), a obra de implantação do gasoduto que levará gás natural para o bairro do Altiplano. A obra faz parte do projeto de expansão da rede na cidade de João Pessoa, o qual já vem sendo executado desde o mês de julho pela Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS).

O Altiplano, bairro que receberá pela primeira vez o gás natural, será beneficiado com uma faixa de aproximadamente 3 quilômetros de rede. O gasoduto passará por várias ruas do bairro, começando pela Avenida José Américo de Almeida (Beira-Rio), até à rua Francisco Leite Piancó.

A conclusão dos serviços já está prevista para meados do próximo mês de outubro, segundo informou o Diretor Técnico Comercial da PBGÁS, Germano Sampaio de Lucena. Ele acrescentou que a chegada do gás natural no Altiplano é de fundamental importância neste momento em que o bairro cresce, pois trata-se de um produto moderno chegando a um local que se caracteriza pela sua modernidade, e que muito vem crescendo em termos de construção civil.

“O Altiplano está crescendo e a PBGÁS está acompanhando esse crescimento”, disse Germano. “Estamos chegando ao Altiplano da mesma forma que estaremos nos expandindo para outros bairros da capital, com a meta de tornar o gás natural cada vez mais competitivo, oferecendo mais economia e conforto à população”.

A obra está sendo executada com a prática do método não destrutivo, utilizando furo direcional nas áreas de operação. “Esse é o método utilizado pela PBGÁS em todas as suas obras, pois diminui sensivelmente os impactos ambientais e transtornos causados às comunidades”, explicou Germano.

Além do Altiplano, até o próximo ano serão contemplados outros bairros de João Pessoa – a exemplo do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Jardim Oceania, cujas obras já começaram em julho último. O valor total que está sendo investido é de R$ 2,768 milhões, e a empresa responsável pela execução é a Vipetro Construções e Montagens Industriais Ltda., a mesma que construiu o gasoduto para Campina Grande.