A Companhia Paraibana de Gás, empresa responsável pela distribuição e comercialização do gás natural na Paraíba, já deu início aos trabalhos de comemoração pelo seu aniversário de 18 anos. Durante o mês de outubro, a empresa estará realizando atividades que incluem premiação, campanha publicitária, brindes, convocação de concursados e lançamento de edital de patrocínios para projetos socioambientais, além de programação voltada para o público interno.
O dia 25 próximo será o aniversário oficial, data em que a PBGÁS estará atingindo a sua “maioridade”, mas as comemorações já se estendem ao longo do mês. O presidente em exercício da companhia, David dos Santos Mouta, informou que outubro não será apenas de comemoração, mas também um período para planejar e aperfeiçoar a linha de trabalho da empresa.
“Existem datas que são verdadeiros marcos para um empreendimento”, observa David. “Os 18 anos da PBGÁS representam o símbolo de uma existência que não apenas deu certo, mas que vem se aprimorando e se desenvolvendo a cada novo dia, cada novo ano, crescendo e cumprindo as metas desejadas e todos os seus objetivos”.
Entre algumas atividades programadas, a empresa deverá premiar os vencedores do concurso que vai escolher a sua nova mascote, cujas inscrições foram encerradas no mês passado e as propostas se encontram em fase de avaliação. Também será anunciado um edital de patrocínios para projetos a serem realizados em 2013, notadamente nas áreas de cultura, esporte e meio ambiente.
Também se encontram em produção algumas ações de divulgação com a marca dos 18 anos. Além disso, uma campanha publicitária vai enfocar a história da empresa e a sua contribuição com o desenvolvimento econômico da Paraíba. “Também estão sendo realizadas outras ações internas que visam incorporar valores e reconhecimento para com clientes e colaboradores”, disse David Mouta.
A história – A PBGÁS surgiu sob forma de economia mista, atendendo à lei estadual nº 5.680/92. Com o início de suas operações, em 25 de outubro de 1994, a empresa partiu efetivamente para a exploração exclusiva da atividade de distribuição de gás canalizado na Paraíba, e desde então vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado.
O diretor Técnico Comercial da distribuidora, Germano Sampaio de Lucena, informou que a empresa vem desenvolvendo ações para implantar toda a infraestrutura necessária ao crescimento sustentável de seus serviços. “Desde a criação, é uma empresa que aposta e investe nesse produto como alternativa energética; realizando estudos técnicos e de mercado que garantam condições operacionais e de segurança no fornecimento do gás natural aos seus clientes. Tudo isso, claro, numa estreita sintonia com as práticas socioambientais”.
Como economia mista, a empresa se compõe de uma estrutura societária formada por 3 sócios, sendo eles o Governo do Estado da Paraíba (acionista controlador); a Gaspetro (empresa controlada da Petrobrás), e a Mitsui Gás e Energia do Brasil – esta de capital privado, acionista deste o ano de 2006.
Atualmente, a Companhia concentra esforços na diversificação de seu mercado, investindo nos segmentos residencial e comercial e, ainda, no estímulo ao consumo do GNV (Gás Natural Veicular). “Mas neste momento, investimos muito em um modelo de gestão que garanta à PBGÁS uma posição de destaque no cenário nacional, e não temos dúvida de que isso está ocorrendo”, finalizou Germano.