A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) lançou nesta quarta-feira (22), o novo Código de Ética com os princípios de condutas que devem ser observados pelos empregados da companhia. O lançamento da publicação ocorreu durante palestra sobre a Lei Anticorrupção Empresarial proferida pelo Coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva, que definiu a legislação como um passo significativo no combate à corrupção no setor público e empresarial do país.
De acordo com o auditor Rodrigo Paiva, a Lei 12846/13 responsabiliza as pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos à administração pública nacional e também internacional por meio do cumprimento de acordos internacionais. Ele ressaltou que o mecanismo estabelece punições aos gestores e funcionários que cometerem atos lesivos como prometer, oferecer vantagem indevida ao agente público em busca de algum benefício ou de utilizar-se de algum servidor para interferir no curso normal de processos.
O auditor da CGU defendeu a necessidade dos órgãos, sejam públicos ou privados, investirem na integridade com uma ação preventiva a atos lesivos que trará um representativo retorno motivacional das equipes e econômico para as empresas. “É uma postura que contribuirá para a melhoria da imagem da empresa e seus resultados financeiros”, assegurou.
Para o diretor presidente da PBGÁS, George Morais, o lançamento do Código de Ética demonstra formalmente o comprometimento da diretoria com a aplicação de um conjunto de valores como a integridade, honestidade, ética, transparência fundamentais na governança da companhia. “São padrões éticos e morais que não abrimos mão para a construção de uma PBGÁS cada vez mais forte e com excelência nos serviços”, completou George Morais.