A partir desta quarta-feira (27), escolas estaduais de ensino médio e fundamental, das cidades de João Pessoa e Campina Grande, serão palco de apresentações de um projeto artístico realizado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), com a finalidade de informar e debater junto a estudantes as características do gás natural e sua relação com o meio ambiente.

O projeto intitulado “Gás em Cena – Gasdutinho vai à Escola”, inicialmente será levado para 10 escolas públicas, sendo sete em João Pessoa e três em Campina Grande. Os artistas responsáveis pela encenação, que é uma peça teatral musicada do início ao fim, pertencem ao Grupo de Teatro Bigorna, vencedor do edital que foi lançado pela PBGÁS no último mês de agosto, destinado a artistas interessados em apresentar proposta educativa sobre o gás natural. O responsável pela direção do espetáculo é o diretor e ator Fernando Teixeira, um dos principais nomes do teatro paraibano na atualidade.

A rodada de apresentações terá início às 10 horas desta quarta-feira no Centro Estadual de Ensino Sesquicentenário, localizado no Conjunto Pedro Gondim. Ainda nesta data, o espetáculo será levado à Escola Estadual Padre Ibiapina, no bairro de Mandacaru. As apresentações prosseguem em dias e horários alternados até o dia 5 de dezembro, na cidade de Campina Grande.

Antes da apresentação nas escolas, o grupo fez sua estreia na tarde dessa terça-feira (26), no auditório do Hotel Village, uma apresentação específica para a equipe de colaboradores da PBGÁS, dentro da programação da 5ª SIPATMA (Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho), evento que está sendo realizado pela Companhia ao longo desta semana.

ao final do espetáculo no Hotel Village, artistas fotografam com equipe da PBGÁS

O espetáculo do Grupo Bigorna, de acordo com a proposta apresentada ao concurso lançado pela PBGÁS, conta com cinco atores em cena que interpretam, de forma divertida, os cinco gases que compõem o gás natural – tais como o Metano, Etano, Dióxido de Carbono, Propano e Nitrogênio. Eles dançam, cantam e narram, através de músicas, as qualidades do gás natural, sua importância e sua contribuição para o meio ambiente.

Programação – O musical leva a assinatura do maestro e compositor paraibano Eli-Eri Moura. Com texto e escrito e dirigido por Fernando Teixeira, o elenco é composto pelos atores Dema Camazzo, Evaldo de Sousa, Fabíola Morais, Lisianne Sariava e o menino Erê Morais, no papel de Gasdutinho, mascote da companhia.

Na quinta-feira (28), o trabalho será apresentado nas escolas Raul Córdula e Padre Roma, respectivamente nos bairros da Torre e Altiplano. Na sexta, receberão as apresentações as escolas Papa Paulo VI (Cruz das Armas), e Lyceu Paraibano (centro). Já a escola estadual José Lins do Rego, no bairro do Cristo, receberá sua apresentação no dia 3 de dezembro.

As últimas apresentações acontecerão em Campina Grande no dia 5 de dezembro e nos três turnos, respectivamente nas escolas Professor Antonio Silveira, Assis Chateaubriand e Virgínius da Gama e Melo.

Atores fazem debate no final da peça com colaboradores da Companhia

O projeto é uma ação amparada nas práticas de responsabilidade socioambiental da Companhia, política voltada para incentivar atividades nas áreas de esportes, cultura e meio ambiente, com foco nos seus valores institucionais. Para aprovação da iniciativa, a empresa considerou a necessidade dos jovens terem mais conhecimento sobre o Gás Natural como potencial energético com ampla tendência de desenvolvimento nos próximos anos.