Evento de integração da Companhia com técnicos da Energisa

  A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), é um dos finalistas do prêmio Top Gás, uma premiação realizada pela Petrobrás, a cada dois anos, de reconhecimento às distribuidoras de gás natural, no Brasil, que tenham realizado projetos com desempenho destacado junto à sociedade.

Nessa terça-feira (02/09), uma equipe da Companhia estará no Rio de Janeiro para fazer a apresentação do projeto “Segurança Compartilhada”, o qual já foi previamente selecionado e concorre ao prêmio na categoria Segurança, em virtude de uma ação que vem realizando na Paraíba para proteção da sua rede de distribuição de gás natural.

O projeto que foi finalista acontece na Paraíba desde o ano passado em parceria com outras concessionárias de serviços públicos e, também, por empresas privadas de telefonia e TV a cabo que atuam com suas obras na mesma faixa dos gasodutos.

“O objetivo dessa iniciativa é levar ao conhecimento dos órgãos externos, às concessionárias e à sociedade, recomendações e boas práticas de segurança nas obras e serviços próximos à rede de distribuição de gás”, disse o diretor Técnico Comercial da PBGÁS, Germano Sampaio Lucena. Para ele, a Companhia pensou numa estratégia para melhor disseminar a cultura do gás natural e informar a essas empresas sobre os cuidados que se deve ter na execução de suas obras, a fim de não causarem perfurações nem qualquer interferência na rede.

“Então estamos realizando encontros, fazendo apresentações para os gestores e trabalhadores dessas obras, o que vem tendo um excelente resultado para ambas as partes e, é claro, contribuindo para a segurança da própria sociedade. Está sendo um trabalho tão importante que foi reconhecido agora pela Petrobrás, ao nos colocar como finalistas numa premiação expressiva como essa”, disse Germano.

Daniel Gomide em apresentação do projeto na Energisa

A apresentação no evento da Petrobrás, nessa terça-feira, será feita pelo Técnico de Processos Operacionais da Companhia, Daniel Simões Gomide, ao lado do gerente de Operação e Manutenção, Gilvandro do Nascimento. Eles estarão explicando para os participantes toda a dinâmica dessa ação de segurança que a PBGÁS vem realizando no Estado.

Nos encontros realizados com os técnicos das empresas, é feito um trabalho de integração para conscientizar os operadores de obras públicas sobre os cuidados que se deve ter com as escavações.  Os encontros vêm sendo coordenados pela Gerência de Operação e Manutenção da distribuidora paraibana, e também pela sua Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. O técnico Daniel Gomide é o responsável pelas palestras e todas as informações sobre gás natural.

Em boa hora – George Ventura Morais, presidente da Companhia, destacou o empenho que a PBGÁS vem tendo com essa iniciativa, através da qual já foi possível realizar encontros com a Cagepa, Energisa, a OI Telefonia e outras. “A PBGÁS sabe da sua responsabilidade com a segurança e também com a preservação do seu patrimônio, e as empresas que operam com outros serviços têm também essa preocupação. Então essa parceria, através dessa série de encontros, é também uma necessidade de hoje e sempre, pois a todo instante temos obras sendo executadas em setores hídricos, elétricos, em telefonia, em extensões de redes de TV e, é claro, em expansões da nossa rede de gás natural”, disse o presidente.

Em apresentação para síndicos e porteiros de prédios

Ele acrescentou, ainda, que o estado da Paraíba ainda não possui o que se pode chamar de “Cultura do Gás Natural”, e explica: “A PBGÁS existe há duas décadas, mas a maior parte do seu tempo de atuação foi nos mercados Industrial e Automotivo. Somente há poucos anos é que a empresa investe nos segmentos Comercial e no Residencial, o gás natural está chegando agora a esses setores e, juntamente com o produto, precisamos levar o conhecimento sobre ele para a sociedade. Então esse projeto está sendo feito em boa hora, nós estamos de parabéns por essa indicação ao prêmio”.

A premiação – Os objetivos do prêmio Top Gás, além de ser um reconhecimento às distribuidoras por importantes projetos realizados, é também o de estimular a troca de melhores práticas e estreitar o relacionamento entre a Petrobrás e as distribuidoras de gás natural. Neste ano, foram inscritos mais de 80 projetos enviados por várias companhias brasileiras. A PBGÁS ficou entre os 5 finalistas na categoria Segurança. A apresentação dos projetos finalistas acontece nos dias 01 e 02 de setembro, no Rio de Janeiro, e a solenidade de premiação acontecerá no próximo dia 26.