O que podemos aprender sobre o autismo? Os funcionários da PBGÁS puderam conhecer sobre esse transtorno que afeta 1 em cada 160 pessoas nesta terça-feira (10) com a palestra da Diretora do Grupo Autismo Tratável, Shâmara Rached, no auditório do Espaço Cultural. A palestra foi uma ação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em alusão ao mês de discussão sobre o Autismo.
Shâmara, que também é mãe de uma criança autista, falou sobre o diagnóstico, tratamento e sobre as dificuldades vivenciadas no dia a dia de uma pessoa com autismo. A síndrome é caracterizada por alterações presentes em idades bastante precoces e que se manifestam, sempre, por desvios nas áreas da relação interpessoal, linguagem/comunicação e comportamento.
Em sua palestra, Shâmara Rached despertou o interesse e emocionou a todos os presentes a falar da experiência como mãe e como profissional no acompanhamento dos casos de evolução de pessoas com autismo, a exemplo do acompanhamento de uma criança que conseguiu falar pela primeira vez quando a sua mãe cantou uma música como fazia regularmente quando o paciente era um bebê. “Foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida”, confessou.