O engenheiro Franklin de Araújo Neto, com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, assumiu nessa segunda-feira (27), o cargo de diretor-presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), sendo empossado pelo governador Ricardo Coutinho em solenidade que aconteceu no auditório do Hotel Village, em frente à sede da Companhia. A solenidade foi bastante prestigiada e contou com as presenças de autoridades da Paraíba, membros do Conselho Administrativo, da diretoria e colaboradores da companhia.
Franklin assume a PBGÁS pela segunda vez e chega num momento de expansão e desenvolvimento da Companhia. Quando esteve à frente da empresa, entre março de 2003 e junho de 2005, deixou como marca de sua gestão atividades importantes para o crescimento da distribuidora, tais como a construção de 140 Km do Gasoduto interligando as cidades de João Pessoa e Campina Grande; construção de 38 Km de gasodutos e implantação de city-gates na região metropolitana da capital, bem como a ampliação do mercado consumidor de Gás Natural.
Quem é Franklin – O novo gestor tem grande atuação em várias empresas nas áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, distribuição de Gás Natural e no setor público, perfazendo um total de 36 anos de experiência profissional.
Graduado em 1976 pela Universidade Federal da Paraíba, ao longo dos anos vem ampliando seus conhecimentos através de várias especializações em áreas afins do setor elétrico, com cursos de pós-graduação em Processamento de Energia, Energia Eólica e Implantação de projetos de Geração de Energia, além de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, passando por importantes instituições de ensino como UFCG, UFRN, UNICENID-BA e Fundação Getúlio Vargas.
Com amplo conhecimento no setor elétrico nacional, Franklin Araújo tem mantido uma permanente interlocução com as principais instituições brasileiras que congregam esse cenário, a exemplo do Ministério das Minas e Energia, ANEEL, EPE e ONS, entre outros. Tem conhecimento, ainda, na área de planejamento e gestão com habilidade para liderar equipes na implantação e coordenação de projetos.
Desde o mês de julho de 2010, vinha ocupando o cargo de Diretor Presidente da Candeias Energia S.A., no Estado da Bahia, uma sociedade de propósito específico entre a Global Participação em Energia e a Candeias Participações, voltada para produção independente de energia.
Exerceu ainda os cargos de diretor-presidente da CEP (Companhia Energética Potiguar); diretor-presidente da Cagepa e também da CELB (Companhia Energética da Borborema), onde já havia exercido a função de Diretor Técnico. De 1979 a 2009, teve ampla atuação na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), notadamente nas áreas de Engenharia, Operação e Geração Alternativa.
Durante quatro anos (2005 a 2009), foi Secretário de Estado do Planejamento e Gestão, tendo sido responsável pela implantação e elaboração de diversos planos e programas do governo paraibano, além de ter atuado junto aos ministérios com o encaminhamento de projetos e demandas do Estado.